Câncer da Pele

Câncer da Pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população, e ocorre por crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os tipos mais comuns são o carcinoma basocelular, carcinoma epidermóide e o melanoma.

Os principais fatores de risco são genéticos (história pessoal ou familiar de melanoma), queimaduras solares na infância, pele e olhos claros e presença de muitos sinais ou pintas na pele. Apesar de ser muito mais freqüente em pessoas de pele clara, pode acometer qualquer tipo de pele e também áreas não expostas ao sol, como plantas dos pés.

Atualmente utiliza-se a dermatoscopia como forma de diagnosticar o câncer. Esta técnica permite identificar estruturas mais profundas na pele e reconhecer precocemente um melanoma, o que melhora muito o diagnóstico, mesmo de lesões que clinicamente não são suspeitas. Para pacientes de alto risco e com muitos sinais, pode ser utilizada a dermatoscopia digital, que permite a monitorização das lesões e a rápida identificação de modificações que possam sugerir uma transformação maligna.

Muito importante é reconhecer as pessoas que apresentam fatores de risco para que estas possam realizar exames periódicos com dermatologistas, já que a única chance de cura deste tumor é com o diagnóstico e tratamento cirúrgico precoce.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para te atender!
👋 Olá, como posso te ajudar?