Melasma

Melasma

Melasma são manchas escuras, com contornos irregulares, mas limites nítidos, localizadas principalmente na face, embora possa acometer também região cervical, torácica anterior e membros superiores. São frequentes em mulheres em período fértil e de fototipos intermediários mas, mulheres após a menopausa e homens também podem desenvolver melasma.

As manchas do melasma resultam da hiperatividade de alguns grupos de melanócitos induzidos, principalmente, pela radiação ultravioleta. Os melanócitos são células com prolongamentos que produzem cor amarronzada por meio da produção de melanossomos, que contêm o pigmento melanina. Esta alteração tem relação com fatores genéticos, hormonais, uso de medicamentos, cosméticos, endocrinopatias e fotoexposição, mas grande parte da fisiopatogenia do melasma permanece desconhecida.

O tratamento para o melasma inclui o uso de agentes clareadores, peelings e lasers, porém, apresenta uma cronicidade característica, com recidivas frequentes e grande refratariedade aos tratamentos existentes.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para te atender!
👋 Olá, como posso te ajudar?